
ATUAÇÃO
PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIO E PÂNICO
LAUDOS TÉCNICOS
PLANILHA ORÇAMENTÁRIA E CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO
PROJETO DE ESTRUTURA
PROJETO DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS
PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Cálculo e detalhamento da estrutura necessária para sustentação da edificação, podendo ser composta por: vigas, pilares, lajes, fundação, treliças metálicas ou blocos estruturais. Desenvolvidos de acordo com as normas vigentes. O detalhamento inclui a quantidade de material a ser empregado, facilitando assim, a compra nas lojas de construção, bem como o posicionamento, dimensões, espaçamentos, bitolas de aço, planta de forma, entre outros..
Consiste no cálculo necessário do diâmetro das tubulações e sua inclinação, para atender o recebimento de água tratada (fria e quente), encaminhamento de esgoto para rede ou para fossa e sumidouro, posicionamento e dimensionamento das caixas de gordura e de passagem, como também, de drenagem de águas de chuva.
Dimensionamento e posicionamento de todos os pontos de iluminação e tomadas de força para atender a edificação, sendo apresentado o diâmetro da fiação para satisfazer todos os equipamentos fundamentais a utilização , bem como os dispositivos de proteção (disjuntores, DR) a serem empregados.
Obrigatório para edficações onde existe um grande fluxo de pessoas, sendo destinado para prevenção e segurança do público e da edificação, contra eventuais danos causados pelo fogo e situações de pânico. As medidas de proteção são identificadas através de normas técnicas de acordo com a utilização do imóvel.
É nada mais que um relatório técnico com o objetivo de apontar possíveis diagnósticos ao local em questão, no laudo estará contido o resultado da investigação solicitada. Existem vários tipos de escopos de laudos, para reforma, para resolução ou mitigação de patologias, para análise de projetos de outros profissionais.
Independentemente da localização, recursos, prazo, cliente e tipo de projeto, uma obra é uma eminente atividade econômica e como tal, o aspecto custo tem especial importância. É basicamente um exercício de previsão, onde somam-se todos os custos direitos (mão de obra, materiais e equipamentos), todos os custos indiretos (equipes de supervisão, despesas de canteiro de obras, taxas, impostos) para chegar ao custo total para a realização da obra.